quinta-feira, 11 de abril de 2013


Motoristas de ônibus infratores, maus tratos aos idosos



Quatro motoristas de ônibus são detidos por não pararem para idosos

  • Eles foram autuados e responderão a processo por discriminação
  • Fiscalização passou pela Tijuca e pelo Engenho Novo


Fiscais autuam empresa que não respeitou Lei do Idoso -
Foto: Divulgação/Procon-RJ
Fiscais autuam empresa que não respeitou Lei do Idoso - Divulgação/Procon-RJ
RIO - Quatro motoristas de ônibus foram detidos nesta quinta-feira por não pararem para passageiros idosos em pontos da Tijuca e do Engenho Novo, na zona Norte do Rio. Eles foram flagrados cometendo a irregularidade durante a operação Salomé, do Procon-RJ. A ação recebeu este nome em homenagem à personagem idosa de Chico Anysio.
Segundo o órgão, os infratores são das linhas 606 (Rodoviária-Engenho de Dentro); 247 (Camarista Méier- Passeio); 623 (Penha-Del Castilho) e 636 (Saens Pena-Gardênia Azul). Eles foram autuados e responderão a processo por discriminação ao idoso (artigo 96 do Estatuto do Idoso).
O Procon-RJ informou que as empresas de transportes Matias, Verdun, Saens Pena, Redentor e Nossa Senhora de Lourdes serão multadas por desrespeitarem a Lei da gratuidade e, segundo o órgão, a Verdun se recusou a assinar o auto de infração emitido pelos agentes.
Ao flagrar um motorista cometendo a irregularidade, os fiscais são obrigados a parar a operação para acompanhar o ônibus até o ponto final, junto com uma viatura da PM, para só depois levar o motorista à delegacia. Com isso, a blitz tem que ser interrompida e depois retomada.
Segundo a secretária estadual de Defesa do Consumidor Cidinha Campos, os motoristas não param no ponto se só tiver um idoso. A única chance de eles embarcarem é se tiver mais gente e ele entrar junto. Ela diz que a operação vai continuar:
— Muitos motoristas não sabem que o que fazem é crime. Na primeira, eles respondem no Juizado Especial Criminal de Pequenas Causas (Jecrim). Na segunda, já vão para a vara penal.


Leia mais sobre esse assunto em 

Nenhum comentário:

Postar um comentário